quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas para comer devagar!!!!

Bom dia, minhas amadas amigas!!!!
Hoje acordei muito disposta, ontem não deu para fazer AF (preguiça), mas hoje vou compensar isso!!!
Minha RA está boa, mas não ótima, estou contando os pontos, mas as vezes passo dos pontos. Posso fazer de 22 a 26 pontos o problema é que fico me baseando no 26, mas vou me basear no 22 agora.
Daqui dois meses estarei de aniversário, no dia 15 de agosto! 
Minha meta era estar no peso que quero até lá, mas são 17 kilos, e sei que é difícil, mas vou dar um intensivo na AF e cuidar direitinho da RA, para tentar o mais perto possível do meu objetivo.

Percebo que um dos grandes problemas da minha alimentação é que como muitooooooooooo rápido, devido a isso fui pesquisar hoje algumas dicas e vou compartilhar com vocês!!!



COMER DEVAGAR: O MELHOR CAMINHO PARA PERDER E MANTER PESO

Quando se come sem pressa o centro da saciedade é estimulado enquanto você ainda esta ingerindo a sua refeição, evitando os excessos.
A mastigação tem uma importante influência em nossa saúde. Quando mastigamos estamos iniciando o processo digestivo. Na boca, os alimentos sólidos são transformados em partículas menores e se misturam com a saliva, secreção que contém uma enzima responsável pela digestão do amido.
Se comemos com pressa e sem mastigar corretamente, os alimentos não são bem triturados e chegam pedaços grandes ao estômago, aumentando o trabalho deste órgão. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases.
Os dentes também saem ganhando com uma mastigação correta.
As pessoas que têm refeições mais líquidas ou não mastigam corretamente os alimentos, deixam os dentes sem função e, com o tempo, enfraquecem.
Comer devagar para não passar do primeiro prato
Engolir a comida sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.
Enquanto mastiga-se os alimentos o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de um certo tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Este tempo leva pelo menos 15 minutos.
A quantidade de alimentos ingeridos deve ser o suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentar-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.
Quem come muito depressa, praticamente engolindo a comida sem mastigar só se sente satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida, tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos. Para completar, no final você terá ingerido bem mais que precisa e com o passar do tempo a balança mostrará o peso ganho.

Os magros comem mais devagar

Observe que boa parte dos magros costuma mastigar lentamente e bebe os líquidos em pequenos goles. Já os mais gordos, normalmente, comem com mais velocidade, não mastigam direito e tomam muito mais líquido.
O intestino tem uma função que é a de selecionar o que deve ou não ser captado, quando o alimento é adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Caso contrário, os alimentos pouco mastigados são mal selecionados e o organismo absorve mais do que deveria. O resultado é o aumento de peso.
Outro fato que deve ser observado é que as pessoas com tendência a engordar em geral apresentam um defeito genético que propicia a produção de uma pequena molécula que ativa um neuropeptídeo chamado Y (NPY) que, quando chega ao cérebro, inibe a liberação do hormônio de crescimento. Nos adultos, este hormônio atua no metabolismo durante o sono. Por isso, que quanto maior a ativação de NPY, maior a vontade de comer doces à noite e menor a liberação de hormônio de crescimento.
As pessoas que mastigam mal os alimentos ou comem depressa apresentam uma maior liberação do NPY e, conseqüentemente, ganha mais peso com o passar do tempo.
Um dos fatores que faz uma pessoa a comer depressa e sem mastigar corretamente é a ansiedade e a falta de tempo no dia-a-dia. Por isso, é melhor começar a mudar seus hábitos, ganhar mais saúde e, até quem sabe, perder peso.

Dicas para comer mais devagar:
  • Descanse os talheres enquanto se está mastigando.
  • Coma sempre na companhia de amigos, pois conversando demora-se um pouco mais para comer.
  • A cada refeição ou lanche mastigue com calma, saboreando o alimentos até transformar o sólido em pastoso.
  • Escolha para horário de suas refeições aquele em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar os alimentos pode até ajudar a reduzir a ansiedade.
  • Saia da mesa satisfeito, mas nunca com o estômago totalmente cheio.
  • Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa, que são mais calóricas, o seu centro da saciedade está começou a ser ativado. O resultado você notará com o tempo.
    Estas dicas estão no site: http://www.bumeran.com.br   
         Uma ótima quarta a todasssss !!!!!!!!!!!!!
         Beijossss!!!!!!!!!!!!
 

13 comentários:

  1. Amiga, eu costumo contar sempre ponto a menos, pelo menos durante a semana, assim não corro o risco de atropelar meu limite! rsrsrs!
    ambém não consigo comer rápido, por mais que tente, sempre sou a primeira a terminar!
    Pelo visto isso é péssimo né? Vou continuar tentando...

    Bjs e ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  2. ai amiga preciso ler e reler teu post, meu mal e comer voandoooooo não consigo comer devagar, mas já notei que qdo como com calma a sensação de saciedade vem mais rapidinho
    bjs menina ameiii o post

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adorei as dicas, 17 kg ate seu niver, acho muito, mas de 8 a 10 kg sei que vc consegue... fica firme.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Eu como em frente ao computador e super rápido! Digai que erro! Essas férias vao me acabar... afff Não fiz nenhum dia AF essa semana ai ai...

    =/

    Sobre o niver, espero que consiga bater a meta ate la, torcendo!

    BJs

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!
    Adoreiiii seu post, ótimas dicas e explicação para a importância de mastigarmos bem os alimentos e comermos com calma.
    Queria te agradecer pelo comentário super carinhoso e cheio de força e apoio, me deu muita força (messssmooo) muito obrigada pelo apoio e sempre virei aqui te visitar e saber como estão indo as coisas contigo!!
    Tenho certeza que estará linda no seu niver, com pelo menos os 8 a menos, o que já é uma baita vitória!!! Boa sorte, bjos!
    Jana

    ResponderExcluir
  6. Ola!!! amei o seu cantinho!
    Estas dicas são ótimas!
    me identifico muito com vc...
    estou te seguindo.
    bjos
    mel

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, adorei as dicas, prescisando muito fazer, isso como tão rapido que logo já quero comer de novo, vou ficar torcendo por vc, e vc vai estar ainda mais linda no seu niver, bjinhus✿

    ResponderExcluir
  8. Oi Milena...adorei as dicas.
    Eu tenho me controlado na hora de comer, e passei a controlar o tempo q levo em cada refeição...as vezes consigo almoçar em 30 minutos...isso q como sozinha aqui no serviço, na frente do PC...antes acho q comia em menos de 10 minutos.Uma coisa q tem me ajudado é a granola...como são grãos...eu tenho q mastigar bem a comida, isso faz com que eu mastigue mais e coma mais devagar.
    Bjusss e até sabadoooo...uuhuuuuu....\O/

    ResponderExcluir
  9. Verdade pura, isso td sobre a mastigação, ja fiz isso certinho e funciona sim. Hoje meu tempo de almoço é super curto e eu como correndo mesmo, mas no jantar tento sempre comer devagar.
    A gente comendo devagar, acaba comendo menos. Muito bom isso.

    ResponderExcluir
  10. tambem como muito depressa, as vezes eu mesma me dou uns puxoes de orelhas p comer mais devagar...

    ResponderExcluir
  11. Oiii! Eu como muito devagar, geralmente sou a última a terminar ( mesmo quando como pouco rsrsr)bom saber que isso é bom para mim;
    Nós fazemos aniver bem pertinho, o meu é dia 25/07! Queria estar com 10 kilos a menos, mas é impossível... vamos dar o melhor de nós para chegarmos mais perto da meta possível né?? beijos

    ResponderExcluir
  12. putz eu como mto rapido.. até que almoco e janta eu como normal..mas os lanches e o cafe da manha, como voando..qdo vejo ja acabei!! vou tentar melhorar isso tbm!

    bjss

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir